História do Esporte

Primeira partida de futebol da América do Sul completa 150 anos


No dia 20 de junho de 1867, sete anos antes do nascimento de Chales Miller, "pai" do futebol no Brasil, 16 jogadores se reuniram no bairro de Palermo, em Buenos Aires, para disputar o primeiro jogo deste esporte na América do Sul, que completa nesta terça-feira 150 anos.
"A convocação foi feita para às 12h30, e desta vez o tempo ajudou. No entanto, surgiu um novo inconveniente: vários dos que tinham se comprometido a participar desistiram de última hora devido à surpreendente quantidade de público que foi a Palermo", lembrou hoje o jornal "La Nación".
Naquele jogo, que durou cerca de duas horas, os times se diferenciaram pela cor das boinas: brancas de um lado, com Walter Heald como capitão, e vermelhas do outro, liderado por Tomas Hogg.
O resultado terminou com a vitória da equipe "vermelha" por 4 a 0 no campo do Buenos Aires Cricket Club, onde hoje fica o Planetário Galileo Galilei.
A partida, que teve ingleses nos dois times, não contou com 22 jogadores porque alguns sentiram vergonha de correr atrás de uma bola na frente de muitas pessoas.
Jorge Iwanczuk, autor do livro "Historia del fútbol 'amateur' en la Argentina", fez um resumo do jogo em uma reportagem publicada pelo jornal Clarín.
"Os golpes nas canelas dos rivais, furadas na tentativa de acertar a bola e mais de uma bolada devem ter sido muito comuns naquela fria tarde. Obviamente, houve muita vontade e pouca organização. Em técnica, nem se fala", afirmou.
Após se passarem 30 anos daquela partida, ex-alunos da Buenos Aires English High School formaram uma equipe a qual chamaram Alumni, que foi a primeira grande campeã do futebol argentino no começo do século XX e herdou as cores vermelha e branca das boinas do jogo de 1867.
Anos depois, o Estudiantes de la Plata, o Instituto de Córdoba e o Unión de Santa Fe, em homenagem ao Alumni, também adotaram as mesmas cores. Já o River Plate, que também as utiliza, deve suas cores à bandeira da cidade de Gênova.




História do Basquete

Conheça a História do Basquete, inventor do esporte, primeiro jogo, primeira bola, origens, destaques do basquete brasileiro.

Origem 

O basquetebol (popularmente conhecido como basquete) surgiu no ano de 1891, nos Estados Unidos. Seu criador foi James Naismith, professor de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Springfield (estado de Massachusetts – EUA).

Primeira partida da história

O primeiro jogo de basquete que temos conhecimento e registro foi realizado no dia 20 de janeiro de 1892. Foram formadas duas equipes da Associação Cristã de Moços de Springfield. Este jogo foi interno e não foi presenciado por público. Somente no dia 11 de março deste mesmo ano uma partida pôde ser assistida por público de fora da Associação. Nesta ocasião, os alunos da associação venceram o time dos professores pelo placar de 5 a 1. Aproximadamente duzentas pessoas assistiram ao jogo. 

Formalização das regras 

Durante dois anos os jogos só eram realizados na Associação Cristã e as regras ficaram restritas a este local. Em 1894, profissionais da União Atlética Amadora tomaram conhecimento do novo esporte e resolveram formalizar as regras. 

No ano de 1896, foi realizado o primeiro jogo feminino de basquete. Na ocasião, as alunas da Universidade de Stanford venceram a equipe da Universidade da Califórnia. 

Nos primeiros anos do basquete ainda não havia uma bola específica para este esporte. As partidas eram realizadas com uma bola de futebol. Porém, no ano de 1894, a Chicope Falls, empresa de Massachusetts, desenvolveu a primeira bola de basquete. 

Basquete espalha-se pelo mundo 

Foi somente no começo do século XX que o basquete começou a se espalhar pelos quatro cantos do mundo. Ligas e federações começaram a organizar campeonatos e o esporte, de tão popular, começou a fazer parte dos Jogos Olímpicos. Atualmente, o basquete é muito praticado no mundo todo. Além de estar organizado profissionalmente, este esporte é presença obrigatória nas aulas de Educação Física de escolas e faculdades brasileiras.   

As grandes potências da atualidade no basquete e suas conquistas:

- Em 2014, a seleção masculina de basquete dos Estados Unidos foi campeã mundial de basquete. Neste mesmo mundial, a seleção feminina dos Estados Unidos sagrou-se campeã.

- Nos Jogos Olímpicos de 2016 (Rio de Janeiro), as seleções masculina e feminina de basquete dos Estados Unidos tornaram-se campeãs e conquistaram a medalha de ouro.

- Outras seleções fortes da atualidade são: Sérvia (medalha de prata no basquetebol masculino na Olimpíada de 2016) e Espanha (medalha de prata no basquetebol feminino na Olimpíada de 2016).

O Brasil nas Olimpíadas do Rio de Janeiro (2016)

- A participação brasileira os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, não foi boa, pois nenhuma das equipes (masculina e feminina) ganhou medalha. A seleção brasileira masculina de basquete foi eliminada na fase de grupos (1ª fase). O mesmo aconteceu com a seleção feminina.


Os grandes jogadores e jogadoras de basquete da nossa história   

-         Adriana Aparecida dos Santos
-         Alessandra Santos de Oliveira
-         Alfredo Rodrigues da Mota
-         Amaury Antônio Pasos
-         Anderson Varejão
-         Edson Bispo dos Santos
-         Friedrich Wilhelm Braun
-         Hortência Maria de Fátima Marcari Oliva
-         Janeth dos Santos Arcain
-         José Edvar Simões
-         Branca (Maria Angélica Gonçalves da Silva)
-         Magic Paula
-         Marta de Souza Sobral
-         Nenê
-         Oscar Schmidt
-         Rosa Branca
-         Ubiratan Pereira Maciel 

Nenhum comentário:

Postar um comentário