6ºano

Aula 12

Crenças Religiosas: Uma prátia universal;
Variação das formas de sobrevivência;
Religião - variação de sociedade para sociedade - várias formas de explicar nossa origem e existência através dos mitos;
Politeístas - vários deuses;
Monoteístas - um único deus;
Politeísmo - culto às forças da natureza;
Sol, fogo, água, vento, chuva como forças divinas;
Benefício ou punição dos seres humanos;
Forças ligadas à morte ou à superação dela;
Monoteísmo - primeiro os hebreus - Jeová ou Javé;
Deus criador do universo e da humanidade - ritos, orações e oferendas;
Judaísmo - Profetas - Moisés e Os Dez Mandamentos;
Outras religiões monoteístas - Cristianismo e Islamismo;
Respeito às crenças religiosas - necessário para evitar guerras já ocorridas no passado;


Aula 11

As Cidades
Estoque de alimentos possibilitando mais tempo para outras atividades;
Artesanato, comercio, combates, etc.;
Surgimento da roda;
Divisão do trabalho;
Técnica da fundição aplicada à guerra;
Líderes para controlarem os conflitos internos;
Regras;
Deuses para justificarem o poder dos governantes;
Cobrança de tributos (impostos) pelo governo;
Surgimento da divisão de classes sociais e da escravidão e da servidão;
Civilização - conjunto de aspectos peculiares à vida intelectual, artística, moral e material de uma época, de uma região, de um país ou de uma sociedade;


Aula 10

Plantar Para Poder Ficar
11 mil anos - Oriente Médio - desenvolvimento da agricultura e da pecuária;
Possibilidade de se fixarem em uma região - cidades e aldeias;
Passagem da pedra lascada (paleolítico) para a pedra polida (neolítico);
Fabricação de vasos e potes de cerâmica e barro;
Há 3 mil anos - surgimento da escrita;
A escrita determina a passagem da Pré-História para a História, mas nem sempre esse pode ser um marco, pois nem todos os povos fazem ou fizeram uso da escrita e ela não surgiu ao mesmo tempo em todos os lugarres;


Aula 9

A Descoberta do Fogo
Observar, refletir e produzir;
Fricção entre pedras ou paus - 50 mil anos;
Luminosidade, proteção, aquecimento e cozimento de alimentos;
Carne mais macia e livre de bactérias;
Desenvolvimento do cérebro;

Aula 8

O que a ciência conta sobre a origem dos humanos
Hipótese - África a 6 milhões de anos;
Hominização - processo de transformação do ser humano ao longo dos anos;
Bipedismo - facilitou as atividades de caça e proteção entre outras;
Maior deslocamento;
Aumento da caixa craniana e maior desenvolvimento intelectual;
Desenvolvimento da linguagem - aparelho fonador;
Sons e gestos;
Andar para  sobreviver - deslocar-se para superar a escassez de alimentos;
Ferramentas de paus, pedras e ossos;
Lanças;
Partilha de conhecimentos - cultura - regras, formas, costumes, formas de convivência e sobrevivência;
40 mil a.C - primeiras pinturas rupestres;

Aula 7

As Explicações Ceintíficas
Contrário dos mitos;
Dados concretos, métodos rigorosos e argumentos lógicos;
Utilização de vestígios e indícios pelos arqueólogos;
Mitos servem de base para pesquisas;

Aula 6

A Pré-História
Sociedade com documentos não escritos – tempo histórico chamado de Pré-História;
Registros escritos – sociedades que fazem parte do tempo histórico chamado de História;
Mas, e as sociedades de hoje que não utilizam a escrita?
Croods – reflexões sobre sua origem – como muitos de nós faz;
Mitos para explicarem a nossa origem;
Hebreus – Adão e Eva;
Povo Fang – ler conto na página 139;
Mito de origem chinesa – pg. 131;
Explicações científicas – dados concretos e argumentos lógicos;
Mas os mitos permanecem para explicarem o que a ciência não consegue;

Aula 5

Atividade da página 128

Aula  4

O Trabalho do Historiador: Conhecendo Melhor os Documentos ou as Fontes Históricas

Historiadores – responsáveis por sabermos como viviam povos do passados;
Como nos tornamos o que somos;
Pesquisam sociedades que escrevem ou que não escrevem;
Escritos:
Escritos: arquivos de cartórios, tribunais, empresas, escolas, etc;
Materiais:
Ferramentas, móveis, vestimentas;
Visuais:
Histórias em quadrinhos, pichações, fotografias;
Sonoros:
Gravações;
Orais:
Entrevistas:
Imateriais:
Manifestações culturais;
Seleção, classificação e análise – apenas conclusões, não pode o passado ser descrito com exatidão;

Como vivíamos e como podemos viver e transformar as sociedades;

Aula 3

Detetives, Arqueólogos e Historiadores

Métodos de investigação – pesquisa, seleção, hipóteses e conclusões;
Detetives – pistas para solucionar mistérios;
Arqueólogos – cientistas – pesquisam vestígios materiais – achados arqueológicos ou artefatos – maior parte no subsolo – desenhos em cavernas, ossos, etc. – se apoiam em outros ramos de estudo;
Historiadores – documentos escritos e não escritos – define o tema (existem vários) e procura fontes de pesquisa;
Diferença entre os detetives e os arqueólogos e historiadores é que no caso dos detetives a conclusão tem que ser definitiva e na dos outros dois pode haver mudanças;

Como Solucionar Um Mistério? À Procura de Pistas e Sinais

Aula 2

·         A Liga dos Cabeças vermelhas (1 a 15)– ler e resolver exercícios;
·         Atividade 2 e 3 – teste 2 e L.C.;

Aula 1
·         A Liga dos Cabeças vermelhas (1 a 15)– ler e resolver exercícios;
·         Atividade 1 – teste e L.C.;


Nenhum comentário:

Postar um comentário