Aula 12
Liberalismo Econômico: O Antimercantililsmo
Iluminismo discordando do intervencionismo (mercantilismo);
Falta de liberdade econômica como entrave para o progresso;
Novo sistema baseado nas leis naturais;
Século XVIII - Adam Smith - liberalismo clássico;
Investimentos nas atividades produtivas (indústria) para o crescimento das nações;
O mercado se regulando pela oferta e pela procura;
Preços, salários, lucros e produção se auto-regulando;
Concorrência movimentando as relações econômicas;
Estado - segurança, ordem social, justiça, garantia da manutenção das propriedades privadas;
Conjunto de ideias iluministas enfraquecendo o Antigo Regime (absolutismo);
Aula 11
Atividade 2 item B
Aula 10
Liberalismo Político: O Antiabsolutismo
Novas propostas politicas, sociais e econômicas;
Influência em toda a Europa;
John Locke - oposição a Carlos II e refúgio político na Holanda;
Poder político com consentimento dos governados;
Governo - assegurar a vida, a liberdade e os bens materiais;
Direito à contestação e resistência ao governo;
As ideias mudam e as verdades não são absolutas;
Montesquieu - divisão dos poderes - Legislativo, Executivo e Judiciário;
Redução dos riscos de arbitrariedades por parte dos governos;
Equilíbrio entre os poderes;
Rousseau - contrato social entre governados e governantes;
Voto universal expressando a vontade geral;
Acordos em torno de interesses e bens comuns;
Direito à rebelião para tirar u governante;
Voltaire - História como sucessão de acontecimentos que fariam a humanidade evoluir;
Direito à liberdade de expressão - contestação sem violência;
Despotismo esclarecido - aproximação dos reis e dos filósofos;
Aula 9
Liberalismo Econômico: O Antimercantililsmo
Iluminismo discordando do intervencionismo (mercantilismo);
Falta de liberdade econômica como entrave para o progresso;
Novo sistema baseado nas leis naturais;
Século XVIII - Adam Smith - liberalismo clássico;
Investimentos nas atividades produtivas (indústria) para o crescimento das nações;
O mercado se regulando pela oferta e pela procura;
Preços, salários, lucros e produção se auto-regulando;
Concorrência movimentando as relações econômicas;
Estado - segurança, ordem social, justiça, garantia da manutenção das propriedades privadas;
Conjunto de ideias iluministas enfraquecendo o Antigo Regime (absolutismo);
Aula 11
Atividade 2 item B
Aula 10
Liberalismo Político: O Antiabsolutismo
Novas propostas politicas, sociais e econômicas;
Influência em toda a Europa;
John Locke - oposição a Carlos II e refúgio político na Holanda;
Poder político com consentimento dos governados;
Governo - assegurar a vida, a liberdade e os bens materiais;
Direito à contestação e resistência ao governo;
As ideias mudam e as verdades não são absolutas;
Montesquieu - divisão dos poderes - Legislativo, Executivo e Judiciário;
Redução dos riscos de arbitrariedades por parte dos governos;
Equilíbrio entre os poderes;
Rousseau - contrato social entre governados e governantes;
Voto universal expressando a vontade geral;
Acordos em torno de interesses e bens comuns;
Direito à rebelião para tirar u governante;
Voltaire - História como sucessão de acontecimentos que fariam a humanidade evoluir;
Direito à liberdade de expressão - contestação sem violência;
Despotismo esclarecido - aproximação dos reis e dos filósofos;
Aula 9
O Antigo Regime em Xeque
Reis – violação de correspondências, censura aos meios de
comunicação, controle da vestimenta dos súditos;
Gentlemen – só eles podiam ter roupas de seda;
Práticas absolutistas contestadas – associada às trevas;
Iluminismo
Movimento intelectual que se opunha ao Antigo Regime;
Razão x Trevas – século das luzes;
Método científico como explicação para os fenômenos;
Mudanças no pensamento científico, cultural, religioso,
etc.;
Enciclopédia – divulgação de todo o conhecimento da
realidade – Diderot e D’Alembert;
Críticas dos que detinham p conhecimento – nobres e
clérigos;
Aula 8
O Absolutismo Contestado: O Caso Inglês
·
Jaime I e Carlos I – novo modo de governar –
absolutismo;
Crise financeira e concessão de
monopólios;
Tentaram impor o anglicanismo e o
catolicismo;
·
Clero, nobreza e burgueses aliados ao reis
contra povo e outros burgueses;
Discussões sobre política em
todas as classes;
Cabeças redondas (Parlamento) x
cavaleiros (partidários do rei);
·
Entrada de Oliver Cromwell (Lord Protector) fortalece
os C.R.;
1649 – vitória dos C.R. e
decapitação do rei;
Fim do cargo de rei;
Europa – reis aumentaram a
vigilância e antiabsolutismo estimulado;
·
Como com os patrícios a Roma Antiga;
Comwell líder – Atos de Navegação
– mercadorias só em navios ingleses e metade da tripulação inglesa;
Aumento da construção naval e
estímulo à burguesia;
Cromwell – paz e conflitos com o
Parlamento;
Ricardo (filho), assumiu após sua
morte – saída e volta dos Stuart;
·
Carlos II e Jaime II – mesma postura dos
antecessores e deposição;
Entrada do holandês Guilherme de
Orange – Guilherme III – Revolução Gloriosa;
·
Declaração de Direitos – Bill of Rights – 1689-
Parlamento mais importante que o rei – principais pontos na página 153;
Aula 7
Mudanças à vista
Já pensou nisso? (pg. 150)
Séculos XVI a XVIII – Antigo
Regime - desejo de um Novo regime
(liberdade, participação política e autonomia econômica);
Aula 6
Os Metais não Brilham Para Sempre
Espanha – país mais rico – grande
acúmulo de metais preciosos;
Muitos gastos com importação por
conta da fartura dos metais e decadência;
Os Estados com manufaturas
ganhavam mais – balança comercial favorável ou superavit;
Jean- Baptiste Colbert ministro
da fazenda da França – colbertismo;
Colônias da América – proibidas
de utilizarem manufaturas e produzirem certos alimentos;
Aula 5
Mercantilismo: O Lado
Econômico do Absolutismo
Pg. 142 – Palácio de Versalhes – luxo e gastos;
Corte – 10.000 nobres e 50 mil funcionários;
Burgueses aliados aos reis – ampliação de espaços comerciais
– nações;
Reis – total controle sobre a economia;
Mercantilismo - Conjunto
de práticas econômicas centralizadas no comércio e marcadas pela intervenção do
Estado na economia;
Reis controlavam – os preços, os salários, o que seria
produzido e vendido, moedas, etc.;
Empresas particulares, mas com autorização real para
funcionar;
·
Balança comercial favorável – Mais exportações
do que importações;
·
Metalismo – acúmulo de ouro e prata;
·
Protecionismo – taxas sobre produtos
estrangeiros para proteger os produtos locais;
·
Colonialismo – colônias vendiam produtos
primários e comprava produtos manufaturados;
·
Industrialismo inglês – Inglaterra não tinha
grandes colônias, então investiu nas manufaturas para vender aos países
colonizadores;
Limites do controle da metrópole – as colônias, mesmo
proibidas de vender a outros que não às suas metrópoles e de produzir produtos
manufaturados conseguiam fugir a este controle.
Aula 4
Inglaterra:
Absolutismo Controlado
Século XIII – Magna Carta – diminuição do poder do rei e
ampliação dos direitos da burguesia;
Rei – não podia mais interferir na Igreja;
Autonomia para algumas cidades (burgos);
Respeito às terras dos nobres;
Tribunal do Júri – rei não podia mais julgar pessoas livres;
Assembleia de 25 barões (nobres)– início do Parlamento;
Depois, clero e burguesia também participaram do Parlamento;
Dinastia Tudor
Século XVI – Henrique VIII, Maria I (irmã) e Elizabeth I
(filha) – ampliação de poderes;
Fundação da Igreja Anglicana sob domínio do Rei;
Maria perseguiu protestantes e outros não católicos;
Elizabeth não perseguiu – apoiou os cercamentos (terras
tomadas dos camponeses pelos nobres para criarem ovelhas e fornecerem lã para a
burguesia industrial);
Também usou artistas para fortalecer sua imagem – pg. 135;
Elizabeth – A Rainha Virgem (pura);
Não teve herdeiros;
Dinastia Stuart
Jaime I da Escócia – primo de Elizabeth;
Tentou isolar o Parlamento mas houve resistência;
Abdicou o do trono em nome do filho, Carlos I;
Também tentou se impor ao Parlamento, mas fracassou e pôs
fim ao absolutismo inglês;
Outras monarquias absolutistas – Portugal, Espanha, Rússia e
Prússia;
Aula 3
O Caso Francês:
Exemplo de Absolutismo
França – Guerra dos em Anos – 1453 – Dinastia Valois;
Absolutismo mais de cem anos depois;
Luis XIII – nove anos – assessorado pelo Cardeal Richelieu;
Cardeal – enfraqueceu os opositores;
Luis XIV – O Rei Sol – força e luz para o povo;
“O Estado sou EU”;
Patrocínio a artistas para reproduzi-lo – salto Luis XIV;
As pessoas assistiam os seu dia a dia como se fosse um
grande espetáculo;
Instaurou o catolicismo e persegui os protestantes (huguenotes);
Apoiou a colonização na América e promoveu guerras na Europa
– França, principal potência;
Foi sucedido por Luis XV (bisneto) e Luis XVI (trineto);
Aula 2
O Absolutismo Europeu: Todo poder ao rei
·
Enfraquecimento dos senhores feudais e domínio
do rei;
·
Unificação de moedas, pesos, etc. favoreceram a
burguesia (incentivos comerciais e conquistas de novos mercados, apesar dos
impostos);
·
Absolutismo – poder absoluto em um território –
poder divino;
·
Nobreza feudal – vinculada ao rei (corte) –
função militar;
·
Clero convidado à nobreza e isento de impostos;
·
População submetida à força e ao convencimento
do direito divino do rei;
·
Supremacia (o rei decidia sem interferências),
personalismo (o rei era o Estado), patrimonialismo (o dinheiro do Estado e o do
rei não se separavam;)
·
Bossuet – direito do rei – Hobbes – monstro
necessário (obra O Leviatã);
A Europa na Idade Média: Permanências e Mudanças
Aula 1
Você já pensou nisso? Pg. 115.
Alta
Idade Média – feudalismo;
·
Produção nos feudos e pouco comércio – várias
moedas;
·
Estrutural social estamental (ordens) – nenhuma
mobilidade social;
·
Igreja – oração, nobreza – proteção, servos –
trabalho;
Vida
cultural
·
Grande influência religiosa, teocêntrica,
vontade divina dos fenômenos naturais e pecado e condenação;
·
Igreja católica mais poderosa que a nobreza;
Baixa
Idade Média
·
Crescimento demográfico e Cruzadas – novos
produtos e surgimento do comércio;
·
Artesãos produzindo para os comerciantes, nova
ordem estamental;
·
Surgimento dos burgos;
·
Primeiro – comerciantes dependiam dos senhores
feudais para proteção, depois cartas de franquia para a independência;
·
Reforma Protestante - surgimento do
protestantismo – calvinismo, anglicanismo e luteranismo;
·
Contrarreforma como forma de recuperar fiéis;
·
Renascimento Cutural - surgimento das
universidades, da ciência moderna, crescimento da ideia antropocêntrica e novas
técnicas de pintura;
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