sexta-feira, 20 de abril de 2018

Vamos falar sobre Tiradentes?

A história de Joaquim José da Silva Xavier e a Inconfidência Mineira continuam sendo assunto para a sala de aula
Salvar
Por: NOVA ESCOLA
Monumento a Tiradentes em Ouro Preto, Minas Gerais   Foto: Reprodução/Facebook
Tiradentes é um dos personagens históricos brasileiros mais conhecidos – dentro e fora da sala de aula. Joaquim José da Silva Xavier é reconhecido por ser um dos líderes do movimento da Inconfidência Mineira. Em 1965, foi proclamado Patrono Cívico da Nação Brasileira pela Lei 4.867 e é a única pessoa do país homenageada com um feriado na data de sua morte, em 21 de abril.
Embora tenha sido executado como traidor da Coroa Portuguesa, Tiradentes tornou-se um símbolo importante já no nascimento da República. Quem melhor para ocupar o lugar de herói da nação do que um homem de origem humilde, trabalhador e que tomou parte de um movimento pelo qual deu a vida? Some-se a isso uma representação visual que o aproximou de Jesus Cristo – e que foi disseminada em várias pinturas, que depois seriam reproduzidas em livros históricos e didáticos.

A pintura mais famosa, porém, é a de Pedro Américo. Embora fosse o pintor oficial do regime monárquico brasileiro (autor de O Grito do Ipiranga, que representa a independência do Brasil de Portugal), ele usou Tiradentes como inspiração para produzir uma série de cinco obras sobre a Inconfidência. Somente uma, Tiradentes suplicado, posteriormente conhecida como Tiradentes esquartejado, foi realizada.
E assim Tiradentes entrou para a história brasileira como grande herói. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário