9º ano

Aula 12

Revolta nas Cidades
Rio de Janeiro - demolições – “bota abaixo”;
Aumento do preço dos alugueis e crise;
1904 - campanha de saneamento – Oswaldo Cruz –invasão dos domicílios à força para vacinação;
10 a16 de novembro de 1904 – Revolta da Vacina – Governo voltou atrás;
Obrigatoriedade do uso de terno e gravata no centro;
Operários
Jornadas extensas e baixos salários – mão-de-obra de mulheres e crianças;
Não havia legislação trabalhista;
Imigrantes – ideias anarquistas e socialistas;
Criação de ligas operárias e sindicatos;
Inúmeras greves até 1920 – maioria em São Paulo;
1917 – Greve Geral por 30 dias;
Morte do operário José Martinez pela polícia;
Aumento de 20% nos salários e garantia aos grevistas;
Medo do movimento operário por causa da Revolução Russa;

Aula 11

Os Excluídos da República
Fim do Império – poder para as elites e população excluída;
Participação política da população – greves, saques e revoltas – tratadas como caso de polícia;
Declínio do açúcar no Nordeste e migrações para o Sudeste (café )e Norte (látex);
Os que ficaram seguiram líderes religiosos e criminosos;
Guerra de Canudos
Antônio Conselheiro – Canudos – Belo Monte;
Comunidade rural religiosa – cooperação;
Negavam-se a pagar impostos e ameaçavam a ordem nacional vigente;
Três expedições do exército foram derrotadas;
5 de outubro de 1897 – derrota de Canudos contra 14 mil soldados;
Guerra do Contestado
Região entre Santa Catarina e Paraná;
Miseráveis que perderam a terra para empresa norte-americana de ferrovias e de empregados demitidos dessa ferrovia;
Seguiram o Monge José Maria e se revoltaram;
Derrota para o exército (7 mil homens);
20 mil sertanejos mortos;
Cangaço
Miseráveis que seguiam grupos criminosos;
Ataques à fazendas, vinganças contra injustiças e ameaças ao povo;
Líder - Virgulino Ferreira, o Lampião. 

Aula 10

A Belle Époque Brasileira
Final do século XIX – euforia europeia e brasileira;
Após a proclamação da República – novo meio de vida – modernização ao estilo europeu – apagar a memória imperial;
Financiamento de fazendeiros e outros ricos;
1902 – 1906 – Reforma urbana da capital;
Moradores transferidos para a periferia;
Passeios para ostentação – a pé ou de automóvel;
Estradas de ferro;
Cartão de visitas ao investidor europeu – sem negros, mestiços, indígenas e suas culturas; 

Aula 9

A Política dos Governadores e a Política do Café com Leite
Política dos Governadores
Acordo entre o Governo Federal e o Governo Estadual;
Apoio dos governadores ao presidente e pressão aos deputados estaduais;
Vitória de candidatos de oposição – Comissão Verificadora de Poderes (veto);
Governo Estadual – recebia verbas e nomeava partidários;
Coronelismo – latifundiários locais ameaçando opositores;
Voto de Cabresto e Curral Eleitoral; Política do Café com Leite
Revezamento entre governadores de Minas Gerais (leite) e São Paulo (café);
Emissoras de rádio e televisão – Ministério das Comunicações – concessões;
A partir de 1995 e 1996 – licitações públicas – políticos não poderiam ser donos de emissoras;
“Laranjas” – pessoas que assumiam emissoras em nome de políticos;
Perguntas página 136; Convênio de Taubaté
Crise dos produtores de café (RJ,SP e MG) e reunião em Taubaté para pressionar o Governo;
1907 - proposta aceita;
Empréstimos do exterior para o governo comprar café e garantir a produção;


Aula 8

Uma Nova Constituição
Assembleia Constituinte – Constituição de 1891;
Princípios republicanos clássicos;
Federalismo, Três Poderes;
Estados Unidos do Brasil;
Executivo e Legislativo – sufrágio (voto) direto;
Separação entre Igreja e Estado;
Liberdade de associação e reunião (sem armas);
República das Espadas – 1889 a 1894
Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto – primeiros presidentes – militares;
Interesses da burguesia urbana - apoio à indústria;
República das Oligarquias – 1894 a 1930
Cafeicultores – 1894 – Prudente de Morais;
Abandono do incentivo à indústria;
Exportação de produtos agrícolas e importação de produtos industriais;

Aula 7

O Fim do Regime Monárquico e a Primeira República
Final do Século XIX – elites cafeeiras, militares, camadas médias urbanas e industriais – República;
Cafeicultores – escravos por imigrantes;
Militares – Guerra do Paraguai e desejo de participação política;
Camadas médias urbanas – leis abolicionistas a exemplo da Inglaterra;
Pressão da Inglaterra;
Setores agrários que utilizavam escravos romperam com D. Pedro II após a Lei Áurea;
15 de novembro de 1889 – Tropas ocuparam o quartel general do Exército do rio de Janeiro e Proclamaram a República;
Marechal Deodoro da Fonseca – Governo Provisório;
Projetos possíveis:
Militares positivistas – governo centralizado e forte;
Cafeicultores – federalismo;
Classe média e burguesia industrial e aceleração econômica;
Povo – assistiu a tudo sem participar;
Bandeiras;

Aula 6

A Segunda Revolução
1905 – Primeira Revolução;
Pressão dos soviétes e instauração da DUMA – Parlamento Russo;
Nicolau dissolveu o Parlamento;
1917 - Soldados e operários – derrubaram o Czar;
Governo provisório – Mencheviques;
Alexandre kerensky – propriedade privada, permanência na Guerra, miséria;
Mudanças – liberdade de expressão e exilados de volta – Lênin;
Outubro de 1917 – Revolução Bolchevique;
Lênin – Paz, Terra e Pão;
Soviétes no poder e Conselho dos Comissários do Povo;
Exército Vermelho – Trótski;
Saída da Guerra, indenização e devolução de territórios – Tratado de Brest-Litovsk;
Socialismo x Capitalismo
Mencheviques apoiados pelos países europeus capitalistas – Exército Branco;
1922 – União das Repúblicas Socialistas Soviéticas;
Soviéte Supremo – orgão máximo;
Centralismo político – comunistas;
Morte de Lênin
Disputa entre Trotski e Stalin;
Vitória de Stalin e período do terror;
Melhorias em todos os setores sociais, mas opressão do Partido Comunista e ameaça ao capitalismo; 

Aula 5

A Revolução Russa
Ler pg. 116;
Rússia Czarista
Século XIX (final) – 170 milhões de pessoas;
Economia agrária, miséria e exploração;
Início do século XX – industrialização, miséria e exploração;
Burguesia x Czar;
Concentração fundiária;
Okrana (polícia) – repressão;
Igreja Católica Ortodoxa & Cazarismo;
PSDOR – Social Democrata Operários - socialista;
Charge pg. 118;
Partido – exterior – dividido em bolcheviques e mencheviques;
Bolcheviques – Lênin – Revolução Comunista;
Mencheviques – aliança com a burguesia;
1905 – Manifestação em São Petesburgo – Domingo Sangrento;
Repressão e mais descontentamento;
Encouraçado Potemkin e nascimento dos soviétes (conselhos operários);
Prejuízos com a guerra e organização dos soviétes nos meios militares;

Aula 4

A Entrada Decisiva dos Estados Unidos na Guerra

Três anos de guerra e indefinição de vitoriosos;
Estados Unidos armavam a Tríplice Entente;
Entrada na Guerra após afundamento de navios;
Saída da Rússia e acordo com a Alemanha – Revolução Russa;
Muitas baixas dos alemães – sozinhos na Guerra;
Acordo de Armistício – cessar fogo;
População alemã – deposição do Imperador Guilherme II e proclamação da República;
Traição das promessas à Alemanha;
1919 - Tratado de Versalhes
Perda das colônias e 1/8 do território – Alsácia e Lorena devolvidas à França;
Desmilitarização na fronteira com a França;
Exército e marinha reduzidos;
Território dividido – corredor polonês;
Indenização US$ 33 bi;

Pg. 111 – A palavra do historiador - Sabemos agora que somos mortais e para refletir; 



Aula 3

Desenrolar dos Conflitos
·         Paz Armada;
·         1914 – Assassinato do príncipe herdeiro Franz Ferdinand – Imp. Austro- Húngaro;
·         Mão Negra – foi associada ao governo sérvio;
·         Guerra à Sérvia – entrada de Rússia e Alemanha;
·         Colônias – tiveram de se alinhar;
·         Capitalismo global – efeito global;
·         Brasil
·         Crise no setor agropecuário exportador – falências e desemprego;
·         Impossibilidade de importações e crescimento industrial;
·         Guerra à Alemanha após afundamento de navios mercantes;
·         Ler depoimentos pg. 105;
·         Esquema da guerra – pgs. 105 6 106;
·         Participação feminina – fábricas (armamentos);
·         800 mil postos de trabalho;
·         Luta por igualdade, direitos políticos e liberdade de comportamento;

Aula 2

Os Nacionalismos
·         Elites europeias – sentimento de superioridade;
·         Ingleses – dominavam muitos territórios no planeta – sentiam-se como modelo de civilização;
·         Franceses – vingança contra a Alemanha – Guerra Franco- Prussiana (1870) – recuperar territórios;
·         Alemanha – pan-germanismo – união dos povos germânicos;
·         Rússia e Sérvia – pan-eslavismo – união dos povos eslavos sob domínio Austro-Húngaro e Turco-Otomano;



       Imprensa – incentivo à Guerra;
Inimigos em comum e alianças;
       Tríplice Entente – Inglaterra, França e Rússia;
       Tríplice Aliança – Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália; 


Aula 1

Antecedentes da  Guerra

·         Ler toda a página 97;
·         Primeira Guerra ou Grande Guerra – efeito mundial;
·         Figura pg. 98;
·         Revolução Industrial – necessidade de mercado consumidor;
·         Invasão à África e Ásia – Imperialismo;
·         Disputa pelo domínio econômico de outros países;



Principais países imperialistas:
       França, Inglaterra, Alemanha, Itália, Holanda, Bélgica, Rússia, Estados Unidos e Japão;
Textos na página 100
       crescimento econômico de Alemanha e Itália e desagrado de França e Inglaterra;
Exercícios da página 101;


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