Aula 12
Revolta nas
Cidades
Rio de Janeiro - demolições – “bota abaixo”;
Aumento do preço dos alugueis e crise;
1904 - campanha de saneamento – Oswaldo Cruz –invasão dos
domicílios à força para vacinação;
10 a16 de novembro de 1904 – Revolta da Vacina – Governo
voltou atrás;
Obrigatoriedade do uso de terno e gravata no centro;
Operários
Jornadas extensas e baixos salários – mão-de-obra de
mulheres e crianças;
Não havia legislação trabalhista;
Imigrantes – ideias anarquistas e socialistas;
Criação de ligas operárias e sindicatos;
Inúmeras greves até 1920 – maioria em São Paulo;
1917 – Greve Geral por 30 dias;
Morte do operário José Martinez pela polícia;
Aumento de 20% nos salários e garantia aos grevistas;
Medo do movimento operário por causa da Revolução Russa;
Aula 11
Os Excluídos da República
Fim do Império – poder para as elites e população
excluída;
Participação política da população – greves, saques e
revoltas – tratadas como caso de polícia;
Declínio do açúcar no Nordeste e migrações para o Sudeste
(café )e Norte (látex);
Os que ficaram seguiram líderes religiosos e criminosos;
Guerra de Canudos
Antônio Conselheiro – Canudos – Belo Monte;
Comunidade rural religiosa – cooperação;
Negavam-se a pagar impostos e ameaçavam a ordem nacional
vigente;
Três expedições do exército foram derrotadas;
5 de outubro de 1897 – derrota de Canudos contra 14 mil
soldados;
Guerra do
Contestado
Região entre Santa Catarina e Paraná;
Miseráveis que perderam a terra para empresa
norte-americana de ferrovias e de empregados demitidos dessa ferrovia;
Seguiram o Monge José Maria e se revoltaram;
Derrota para o exército (7 mil homens);
20 mil sertanejos mortos;
Cangaço
Miseráveis que seguiam grupos criminosos;
Ataques à fazendas, vinganças contra injustiças e ameaças
ao povo;
Líder - Virgulino Ferreira, o Lampião.
Aula 10
A Belle Époque
Brasileira
Final do século XIX – euforia europeia e brasileira;
Após a proclamação da República – novo meio de vida –
modernização ao estilo europeu – apagar a memória imperial;
Financiamento de fazendeiros e outros ricos;
1902 – 1906 – Reforma urbana da capital;
Moradores transferidos para a periferia;
Passeios para ostentação – a pé ou de automóvel;
Estradas de ferro;
Cartão de visitas ao investidor europeu – sem negros,
mestiços, indígenas e suas culturas;
Aula 9
A Política dos
Governadores e a Política do Café com Leite
Política dos
Governadores
Acordo entre o Governo Federal e o Governo Estadual;
Apoio dos governadores ao presidente e pressão aos
deputados estaduais;
Vitória de candidatos de oposição – Comissão Verificadora
de Poderes (veto);
Governo Estadual – recebia verbas e nomeava partidários;
Coronelismo – latifundiários locais ameaçando opositores;
Voto de Cabresto e Curral Eleitoral; Política do Café com
Leite
Revezamento entre governadores de Minas Gerais (leite) e
São Paulo (café);
Emissoras de rádio e televisão – Ministério das
Comunicações – concessões;
A partir de 1995 e 1996 – licitações públicas – políticos
não poderiam ser donos de emissoras;
“Laranjas” – pessoas que assumiam emissoras em nome de
políticos;
Perguntas página 136; Convênio de Taubaté
Crise dos produtores de café (RJ,SP e MG) e reunião em
Taubaté para pressionar o Governo;
1907 - proposta aceita;
Empréstimos do exterior para o governo comprar café e
garantir a produção;
Aula 8
Uma Nova
Constituição
Assembleia Constituinte – Constituição de 1891;
Princípios republicanos clássicos;
Federalismo, Três Poderes;
Estados Unidos do Brasil;
Executivo e Legislativo – sufrágio (voto) direto;
Separação entre Igreja e Estado;
Liberdade de associação e reunião (sem armas);
República das
Espadas – 1889 a 1894
Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto – primeiros
presidentes – militares;
Interesses da burguesia urbana - apoio à indústria;
República das
Oligarquias – 1894 a 1930
Cafeicultores – 1894 – Prudente de Morais;
Abandono do incentivo à indústria;
Exportação de produtos agrícolas e importação de produtos
industriais;
Aula 7
O Fim do Regime
Monárquico e a Primeira República
Final do Século XIX – elites cafeeiras, militares,
camadas médias urbanas e industriais – República;
Cafeicultores – escravos por imigrantes;
Militares – Guerra do Paraguai e desejo de participação política;
Camadas médias urbanas – leis abolicionistas a exemplo da
Inglaterra;
Pressão da Inglaterra;
Setores agrários que utilizavam escravos romperam com D.
Pedro II após a Lei Áurea;
15 de novembro de 1889 – Tropas ocuparam o quartel
general do Exército do rio de Janeiro e Proclamaram a República;
Marechal Deodoro da Fonseca – Governo Provisório;
Projetos possíveis:
Militares positivistas – governo centralizado e forte;
Cafeicultores – federalismo;
Classe média e burguesia industrial e aceleração econômica;
Povo – assistiu a tudo sem participar;
Bandeiras;Aula 6
A Segunda Revolução
1905 – Primeira Revolução;
Pressão dos soviétes e
instauração da DUMA – Parlamento Russo;
Nicolau dissolveu o Parlamento;
1917 - Soldados e operários –
derrubaram o Czar;
Governo provisório –
Mencheviques;
Alexandre kerensky – propriedade
privada, permanência na Guerra, miséria;
Mudanças – liberdade de expressão
e exilados de volta – Lênin;
Outubro de 1917 – Revolução
Bolchevique;
Lênin – Paz, Terra e Pão;
Soviétes no poder e Conselho dos
Comissários do Povo;
Exército Vermelho – Trótski;
Saída da Guerra, indenização e
devolução de territórios – Tratado de Brest-Litovsk;
Socialismo x Capitalismo
Mencheviques apoiados pelos
países europeus capitalistas – Exército Branco;
1922 – União das Repúblicas
Socialistas Soviéticas;
Soviéte Supremo – orgão máximo;
Centralismo político –
comunistas;
Morte de Lênin
Disputa entre Trotski e Stalin;
Vitória de Stalin e período do
terror;
Melhorias em todos os setores
sociais, mas opressão do Partido Comunista e ameaça ao capitalismo;
Aula 5
A Revolução Russa
Ler pg. 116;
Rússia Czarista
Século XIX (final) – 170 milhões
de pessoas;
Economia agrária, miséria e
exploração;
Início do século XX –
industrialização, miséria e exploração;
Burguesia x Czar;
Concentração fundiária;
Okrana (polícia) – repressão;
Igreja Católica Ortodoxa &
Cazarismo;
PSDOR – Social Democrata
Operários - socialista;
Charge pg. 118;
Partido – exterior – dividido em
bolcheviques e mencheviques;
Bolcheviques – Lênin – Revolução
Comunista;
Mencheviques – aliança com a
burguesia;
1905 – Manifestação em São
Petesburgo – Domingo Sangrento;
Repressão e mais
descontentamento;
Encouraçado Potemkin e nascimento
dos soviétes (conselhos operários);
Prejuízos com a guerra e
organização dos soviétes nos meios militares;
Aula 4
A Entrada Decisiva dos Estados Unidos na Guerra
Três anos de guerra e indefinição de vitoriosos;
Estados Unidos armavam a Tríplice Entente;
Entrada na Guerra após afundamento de navios;
Saída da Rússia e acordo com a Alemanha – Revolução Russa;
Muitas baixas dos alemães – sozinhos na Guerra;
Acordo de Armistício – cessar fogo;
População alemã – deposição do Imperador Guilherme II e proclamação da
República;
Traição das promessas à Alemanha;
1919 - Tratado de Versalhes
Perda das colônias e 1/8 do território – Alsácia e Lorena devolvidas à
França;
Desmilitarização na fronteira com a França;
Exército e marinha reduzidos;
Território dividido – corredor polonês;
Indenização US$ 33 bi;
Pg. 111 – A palavra do historiador - Sabemos agora que somos mortais e para
refletir;
Aula 3
O Desenrolar dos Conflitos
O Desenrolar dos Conflitos
·
Paz Armada;
·
1914 – Assassinato do príncipe herdeiro Franz
Ferdinand – Imp. Austro- Húngaro;
·
Mão Negra – foi associada ao governo sérvio;
·
Guerra à Sérvia – entrada de Rússia e Alemanha;
·
Colônias – tiveram de se alinhar;
·
Capitalismo global – efeito global;
·
Brasil
·
Crise no setor agropecuário exportador –
falências e desemprego;
·
Impossibilidade de importações e crescimento
industrial;
·
Guerra à Alemanha após afundamento de navios
mercantes;
·
Ler depoimentos pg. 105;
·
Esquema da guerra – pgs. 105 6 106;
·
Participação feminina – fábricas (armamentos);
·
800 mil postos de trabalho;
·
Luta por igualdade, direitos políticos e
liberdade de comportamento;
Aula 2
Os Nacionalismos
Os Nacionalismos
·
Elites europeias – sentimento de superioridade;
·
Ingleses – dominavam muitos territórios no
planeta – sentiam-se como modelo de civilização;
·
Franceses – vingança contra a Alemanha – Guerra
Franco- Prussiana (1870) – recuperar territórios;
·
Alemanha – pan-germanismo – união dos povos
germânicos;
·
Rússia e Sérvia – pan-eslavismo – união dos
povos eslavos sob domínio Austro-Húngaro e Turco-Otomano;
• Imprensa
– incentivo à Guerra;
Inimigos em comum e alianças;
• Tríplice
Entente – Inglaterra, França e Rússia;
• Tríplice
Aliança – Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália;
Aula 1
Antecedentes da Guerra
·
Ler toda
a página 97;
·
Primeira
Guerra ou Grande Guerra – efeito mundial;
·
Figura
pg. 98;
·
Revolução
Industrial – necessidade de mercado consumidor;
·
Invasão à
África e Ásia – Imperialismo;
·
Disputa
pelo domínio econômico de outros países;
Principais países imperialistas:
•
França,
Inglaterra, Alemanha, Itália, Holanda, Bélgica, Rússia, Estados Unidos e Japão;
Textos na página 100
•
crescimento
econômico de Alemanha e Itália e desagrado de França e Inglaterra;
Exercícios da página 101;
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