7º ano


Aula 12

Fé, Poder e Medo (parte II)
Bruxas, feiticeiras e demônios;
Maneiras de amedrontar quem não quisesse obedecer à Igreja;
Mulheres descendentes dos germânicos que tinham como cultura os chás e os benzimentos eram chamadas de bruxas - muitas foram mortas - ameaçavam o poder religioso;
Mulheres - sujeitas à autoridade masculina e visão religiosa de traição (Eva) e inferioridade;


Aula 11

Fé, Poder e Medo (parte 1)
Certo e errado, bem e mal determinados pela Igreja;
Sermões, imagens nas igrejas e teatro para educação religiosa;
Maior parte dos fiéis eram analfabetos;
O poder político da Igreja era em todo o território cristão - maior do que o dos feudos;;
Poder centralizado na imagem do Papa;
Os excluídos - doentes (lepra) - "amaldiçoados por Deus";
Expulsos do convívio social;

Aula 10

Outros Enfim Trabalham...
Camponeses - não eram escravos porque não podiam ser comercializados;
Não podiam deixar o feudo sem ordem dos senhores feudais, apenas os vilões podiam;

Aula 9

As Marcas da Desigualdade
Organização social determinada pela maneira commo se relacionavam com a terra;
Sociedade de ordens;
Clero ora, Nobreza protege e Servos produzem;
Clero - intermediários entre os deuses e os humanos - sempre originários da nobreza;
Camponês só poderia pertencer ao baixo clero;
Coletas de donativos e impostos para a Igreja;
Nobreza - doação de terra em troca de lealdade - suserania e vassalagem;
Feudos eram herdados pelos filhos mais velhos;
Mulheres - casavam ou entravam para a Igreja


Aula 8

O Funcionamento dos Feudos;
Pgs. 168 e 169;

Aula 7

Um Sistema em Lenta Formação
Carlos Magno – condes, duques e marqueses – ajudantes;
Outras invasões bárbaras além do Império Carolíngio;
Feudo – extensão de terra    -    feudalismo – sistema de dependência entre indivíduos vinculado à concessão de terras;
Cada feudo – leis e moedas próprias;

Reis – pouca autoridade sobre os feudos;

Aula 6

Uma Nova Religião
Antes mumim (fiel) – depois muslim (submisso) a Deus;
Seguidores devem combater a quem desrespeita Alá;
Maomé- respeito a outras religiões;
Maomé – unificou os árabes política e culturalmente – como um monarca;
Após Maomé – califas lideraram;
Divisão – sunitas (Sunna e Corão) e xiitas (apenas o Corão);
Corão – dividido em verso (A Recitação)
Pilares do Islã – Sharada, Salá, Zakat, Saum, Hagi;
Mesquitas – templos religiosos – às sextas-feiras – todo dia rezar voltado pra Meca;
Sem imagens – apenas arabescos (desenhos típicos);
Conquistaram grandes territórios pela necessidade de terras e desejo de propagar a fé – mapa pg. 158;
Islã – compartilhou cultura comm outros povos e preservou textos de filósofo gregos;
Números arábicos – os que usamos;
Inventaram sabão, vinagre e desenvolveram a medicina e técnicas cirúrgicas;
Literatura – As Mil e Uma Noites – Aladim e a Lâmpada Mágica – Alibabá;
Ler leitura complementar pg. 

Aula 5

Muita história além da Europa
Império Romano, reinos germânicos, Idade Média ocidental na Europa;
Outros povos, outras eras;
Península Arábica – transformações olíticas e sociais;
Islamismo (religião que mais cresce);
VI d.C. – deserto, oásis e cidades – povo árabe;
Tribos chefiadas pelos xeiques;
Cidades principais – Meca e Yareb na atual Arábia Saudita;
Produtos e escravos africanos;
Politeísmo;
Caaba – Pedra Preta na cidade de Meca;
Um Profeta
Maomé ou Mohammed -570 d.C – fundou o islamismo;
Viagens e contatos com cristãos e judeus;
Noite da Revelação – Maomé teria recebido uma mensagem do arcanjo Gabriel;
Único deus chamado Alá – início do monoteísmo;


Aula 4

Encontro entre Romanos e Germânicos

Nem sempre encontros violentos;
Século I – limes – fortificação das fronteiras romanas- foto pg. 139;
Troca de culturas, vocabulários, costumes;
Hunos – pressão para invasão do Império (já fragilizado);
População pós-invasão – refúgio no campo;
Resultados diferentes :
Próximo a Roma – desenvolvimento de Gênova e Florença – preservação da cultura romana;
Terras mais distantes – prevaleceu o germânico;
Centro da Europa – equilíbrio;
Fim do Império Romano e da Idade Clássica – germânicos – novos reinos e cidades;
Francos:

Batismo de Clóvis (496/498) – união dos bárbaros com a Igreja;

Aula 3

Bárbaros para os Romanos

Povos que não pertenciam à sua cultura (termo pejorativo)– estrangeiros;
Vários povos - Ver quadro na página 134;
Os Germânicos
Importantes na formação da sociedade medieval europeia;
Relatos de Tácito (55-120) e arqueologia;
Povos indo-europeus;
Família como base – pai como autoridade máxima;
Filhos – atividades domésticas, agricultura e guerra;
Honra e bravura como valores – terras para os soldados em troca da lealdade;
Precisavam ir em busca de novas terras para plantar;
Desenvolvimento da metalurgia – trabalhos finos com pedras preciosas;

Politeístas – Odin (batalhas, vento e tempestade), Woden (céu), Thor (trovão), Freia (amor e fertilidade), Nerthus (mãe terra);

Revisitando Roma Antiga

Aula 2
·         Ler pg. 130 e realizar atividades e L. C.;

     O Tempo e a Historia

Aula 1
·         Festival das lanternas – Tailândia – Dia de Ação de Graças – EUA – Fiesta de Los Muertos – México;
·         Cada sociedade é singular – mudam pelo tempo e pela ação do homem;
·         Vestígios – documentos ou obras;
·         Marco histórico (grandes acontecimentos) – linhas do tempo ou cronologia;
·         Ilustração – pg. 126;
·         Visão eurocêntrica;
·         Cronologia islâmica – pg. 126;
·         Tempo histórico – acontecimentos;
·         Tempo cronológico – formas de marcar o tempo;
·         A.C. e A.H.;






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